Li este livro para realizar o trabalho de Sociologia cujo tema era “ Como se constrói a identidade social”.
Neste livro, Amin Malouf fala sobre a construção da identidade.
A nossa identidade é construída desde o momento em que nascemos, determinada por tudo o que se encontra ao nosso redor e nos influencia, como a nossa família, vizinhanças, os amigos, os grupos a que queremos pertencer, etc…Alguns elementos que contribuem para a formação da nossa identidade são recebidos geneticamente, como o género e a cor de pele.
Amin diz que não é nem libânes nem francês mas sim libanês e francês, identifica-se com as duas culturas, a primeira onde nasceu e viveu a juventude e a segunda onde vive há muitos anos.
Amin reflecte sobre os perigos de reduzirmos a nossa identidade a um ou outro elemento, como por exemplo a religião. De facto eu posso ser cristão e sentir-me pouco identificado com o outro por ser muçulmano, mas se eu valorizar o facto de sermos ambos portugueses, rapazes, gostarmos ambos de futebol e de cinema, será muito mais o que nos aproxima do que o que nos separa.
Este livro alerta-nos para a necessidade da interacção e comunicação entre culturas, como sendo o único caminho que nos conduzirá à paz.
Francisco Miranda,12º D
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe nos Livros de Graça as suas Palavras!