"A Trilogia de Nova Iorque", de Paul Auster, Por Alexandra Lucas Coelho
«Um dia, há pouco mais de 20 anos, Paul Auster estava em casa e o telefone tocou. Era alguém à procura da Agência de Detectives Pinkerton.
Os livros de Paul Auster estão cheios de acasos destes. Coincidências, encontros, acidentes que inclinam a vida das personagens numa determinada direcção. Como uma das suas personagens diz, "as histórias só acontecem às pessoas que são capazes de as contar", e o que Auster fez com esse telefonema foi aproveitá-lo para o início de um novo romance.
Esse romance é "A Cidade de Vidro", que viria a ser o primeiro da "Trilogia de Nova Iorque". Começa assim: um homem chamado Quinn está em casa e o telefone toca. É alguém à procura da Agência de Detectives Paul Auster.
Quinn já teve outra vida, uma mulher, um filho, poemas publicados com boas críticas. Agora vive de escrever policiais, esperando nada. Como os telefonemas prosseguem, decide entrar na pele do tal Paul Auster. É então contratado para seguir um homem que poderá vir a cometer um crime. Segue-o passo a passo, pelas ruas de Manhattan. Toma nota dos seus percursos num caderninho vermelho, chega a desenhar mapas. Um dia perde-o. Em busca de pistas, procura então o detective Paul Auster, que afinal não é detective mas sim escritor, vai a casa dele, conversam sobre Dom Quixote. Nada que adiante para o caso. Quinn acaba a vigiar a casa de quem o contratou - para tentar evitar o crime. Come e dorme, ali, num beco, agarrado ao caderno vermelho. Passa a viver em função do homem que persegue. Como um seu duplo.
"A Cidade de Vidro" foi publicado em 1985.
Entretanto Paul Auster reencontrara o esboço de uma peça de teatro que escrevera anos antes. Pensou nela como uma sequência da "Cidade de Vidro". Estamos nos anos 40. Blue é contratado para seguir Black. Anota todos os seus passos, lê o livro que ele lê, "Walden ou a Vida nos Bosques", de Henry David Thoreau. Passa a viver em função do homem que persegue, como um seu duplo. A esta história Paul Auster chamou "Fantasmas" e publicou-a em 1986.
Faltava a terceira história, a última, a única contada na primeira pessoa por um narrador sem nome. Esse narrador também persegue um homem, Fanshawe. Fanshawe fora o seu amigo de infância, o amigo mais que talentoso. Um dia a mulher de Fanshawe telefona a dizer que ele desapareceu, deixando toda uma obra por publicar. Mais uma vez, o homem que procura funde-se, afunda-se, no homem procurado. Como um seu duplo. Mas desta vez quem está a contar a história é seu protagonista. Um protagonista com muito mais do autor Paul Auster do que a personagem Paul Auster da primeira história.
"O Quarto Fechado" foi publicado em 1987. É o melhor desta trilogia - e é também o favorito de Paul Auster.»
«Um dia, há pouco mais de 20 anos, Paul Auster estava em casa e o telefone tocou. Era alguém à procura da Agência de Detectives Pinkerton.
Os livros de Paul Auster estão cheios de acasos destes. Coincidências, encontros, acidentes que inclinam a vida das personagens numa determinada direcção. Como uma das suas personagens diz, "as histórias só acontecem às pessoas que são capazes de as contar", e o que Auster fez com esse telefonema foi aproveitá-lo para o início de um novo romance.
Esse romance é "A Cidade de Vidro", que viria a ser o primeiro da "Trilogia de Nova Iorque". Começa assim: um homem chamado Quinn está em casa e o telefone toca. É alguém à procura da Agência de Detectives Paul Auster.
Quinn já teve outra vida, uma mulher, um filho, poemas publicados com boas críticas. Agora vive de escrever policiais, esperando nada. Como os telefonemas prosseguem, decide entrar na pele do tal Paul Auster. É então contratado para seguir um homem que poderá vir a cometer um crime. Segue-o passo a passo, pelas ruas de Manhattan. Toma nota dos seus percursos num caderninho vermelho, chega a desenhar mapas. Um dia perde-o. Em busca de pistas, procura então o detective Paul Auster, que afinal não é detective mas sim escritor, vai a casa dele, conversam sobre Dom Quixote. Nada que adiante para o caso. Quinn acaba a vigiar a casa de quem o contratou - para tentar evitar o crime. Come e dorme, ali, num beco, agarrado ao caderno vermelho. Passa a viver em função do homem que persegue. Como um seu duplo.
"A Cidade de Vidro" foi publicado em 1985.
Entretanto Paul Auster reencontrara o esboço de uma peça de teatro que escrevera anos antes. Pensou nela como uma sequência da "Cidade de Vidro". Estamos nos anos 40. Blue é contratado para seguir Black. Anota todos os seus passos, lê o livro que ele lê, "Walden ou a Vida nos Bosques", de Henry David Thoreau. Passa a viver em função do homem que persegue, como um seu duplo. A esta história Paul Auster chamou "Fantasmas" e publicou-a em 1986.
Faltava a terceira história, a última, a única contada na primeira pessoa por um narrador sem nome. Esse narrador também persegue um homem, Fanshawe. Fanshawe fora o seu amigo de infância, o amigo mais que talentoso. Um dia a mulher de Fanshawe telefona a dizer que ele desapareceu, deixando toda uma obra por publicar. Mais uma vez, o homem que procura funde-se, afunda-se, no homem procurado. Como um seu duplo. Mas desta vez quem está a contar a história é seu protagonista. Um protagonista com muito mais do autor Paul Auster do que a personagem Paul Auster da primeira história.
"O Quarto Fechado" foi publicado em 1987. É o melhor desta trilogia - e é também o favorito de Paul Auster.»
Fonte: Jornal Público
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