BE CRE em Imagens

quarta-feira, junho 16

Revolution 99-09


«Mais de 420 peças emblemáticas do "universo criativo nacional" de design gráfico e de produto realizado na última década vão estar reunidas na exposição "Revolution 99-09" no Palácio Quintela, em Lisboa, a partir de quarta-feira.
A exposição tem curadoria da ExperimentaDesign e foi hoje apresentada em conferência de imprensa pela presidente da entidade, Guta Moura Guedes, o presidente do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), Carlos Duarte, e o administrador do Grupo Ensivest, Carlos Sá, parceiros da iniciativa.
No Palácio Quintela, localizado na zona do Chiado, vão estar cerca de 420 peças de design e 190 projetos criados por 70 designers e ateliers, divididos entre as áreas de design gráfico e de produto.
"Penso que nunca em Portugal se mostrou um acervo de design desta dimensão e desta qualidade reunidos no mesmo espaço", avaliou Guta Moura Guedes na conferência de imprensa.
"Obviamente que numa retrospetiva de dez anos não se pode mostrar tudo, seria impossível, mas é uma perspetiva curatorial interessante e aberta", observou a responsável, comentando que as pessoas "vão ficar surpreendidas com este universo criativo nacional".
A exposição é a primeira de uma série de iniciativas de uma programação cultural da responsabilidade da ExperimentaDesign em resultado de uma parceria com o IADE.
"Nunca tivemos um espaço aberto ao público e queríamos muito. Esta é uma oportunidade de fazermos iniciativas e estarmos em contacto com o público enquanto não temos esse espaço", disse Guta Moura Guedes, referindo que neste momento estão a decorrer negociações com a Câmara Municipal de Lisboa para conseguir instalações em permanência para a Experimenta.
Até Junho de 2011, segundo a responsável, vão ser realizadas exposições, workshops, debates, performances e intervenções nos dois andares do Palácio Quintela, na Rua do Alecrim, edifício emblemático da arquitetura pombalina, construído entre 1777 e 1788.
O Palácio do Barão de Quintela e Conde de Farrobo é sede do IADE desde 1969, e passou mais tarde a sede cultural, quando o instituto foi transferido para outras instalações na Avenida D. Carlos, em Lisboa.
Na exposição "Revolução 99-09" vão estar cartazes, coleções de livros, revistas, peças de mobiliário e equipamento, cerâmica, acessórios e alguns objetos de série limitada como o candeeiro de mesa T5 (1999) de José Viana, o Low Lounge (2001) de Marco Sousa Santos, e o banco Pata Negra (2004) de Fernando Brízio ou ainda a cadeira Deluxe de Pedro Silva Dias.
Na conferência de imprensa, os responsáveis do IADE sublinharam a importância da parceria - que conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos - para "revitalizar" o Palácio Quintela.
"Estamos muito focados em projetos educativos e queríamos renascer, mantendo a via académica, mas dinamizar a actividade do instituto com exposições e debates neste espaço", explicou Carlos Duarte, recordando que o IADE fez 40 anos em 2009.
A exposição inaugura quarta-feira, dia 16 de junho, às 19:30, permanecendo até 05 de setembro com entrada livre.»
*** Este texto foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico ***
Fonte: ionline, 16 Junho 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe nos Livros de Graça as suas Palavras!