Casa das Histórias,
Paula Rego,
Cascais, Abril 2010
Esta manhã, numa visita organizada pela Profª Ana Gonçalves, 60 alunos de 10º e 12º ano tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a obra da artista Paula Rego.
A visita foi feita em grupos separados, tendo o 12º ano sido acompanhado pela equipa de filmagens da realizadora Leonor Noivo, cujo trabalho já aqui divulgámos.
Na qualidade de Representante dos Encarregados de Educação da turma de 10º ano, acompanhei a turma durante a visita. Sendo uma turma da área das Ciências, foram um grupo interessado e participativo, chegando a ser classificado pela guia da visita que os acompanhou como "muito observadores".
O gosto pelo tipo de pintura não foi consensual. O exagero nas proporções utilizadas na representação do corpo humano e o facto de as mulheres serem sempre feias foram das características mais apontadas por estes alunos.
A qualidade das explicações dadas foi bastante elevada. Utilizando uma linguagem acessível e uma forma de falar bastante agradável, as duas guias que nos fizeram viajar pelo tempo da obra da Paula Rego exposta nas salas do museu, fizeram um trabalho digno de aplauso.
Independentemente de se apreciar mais ou menos o tipo de pintura, este é um local que não se deve deixar de visitar e, se possível, com visita guiada. Paula Rego é uma apaixonada por histórias infantis clássicas acabando por as transpor para as suas obras. Em todas elas existe uma história subjacente e, na maior parte das vezes, não perceptível aos nossos olhos e compreensão de leigos na matéria.
É aqui mesmo ao lado. O caminho da estação do comboio até à Casa das Histórias é um agradável passeio pela vila de Cascais. Os dias estão bons. O jardim envolvente é maravilhoso.
Fica o registo da visita e a sugestão para o fim de semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe nos Livros de Graça as suas Palavras!